O Novo Testamento é a segunda parte da Bíblia Cristã e relata os eventos, ensinamentos e significado da vida de Jesus Cristo, bem como os primeiros anos da igreja cristã primitiva. Composto por 27 livros, o Novo Testamento é uma continuação do Antigo Testamento e é central para a fé cristã.
Os quatro Evangelhos, Mateus, Marcos, Lucas e João, abrem o Novo Testamento, narrando a vida, os ensinamentos, os milagres, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. O livro de Atos dos Apóstolos descreve os eventos que se seguiram à ascensão de Jesus, enfocando especialmente na atividade dos apóstolos e na disseminação do cristianismo.
Além disso, as Epístolas, ou cartas, constituem uma parte significativa do Novo Testamento. Escritas por apóstolos como Paulo, Pedro, João e Tiago, essas cartas abordam questões teológicas, éticas e práticas, sendo dirigidas a comunidades cristãs específicas ou a indivíduos. O Apocalipse, último livro do Novo Testamento, é uma obra profética que utiliza simbolismos para descrever visões apocalípticas sobre o fim dos tempos, a vitória final do bem sobre o mal e a promessa da nova criação.